TRANSLATE

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Pretos Velhos

Os Pretos Velhos

Os pretos velhos na umbanda são os seres mais evoluídos que temos e os maiores trabalhadores do trono da evolução. Mas porquê?

Evolução espiritual não se mede pela classe social ou cultural do Ser quando encarnado, mas, sim, pelo grau consciencial que o Ser tem ou adquiri em relação as virtudes divinas e sua conduta em prol da humanidade, não necessitando mais encarnar para desenvolver essas virtudes.

Pensando nesse conceito, nos pusemos a meditar e a primeira imagem que nos veio à cabeça foi a de um preto velho. Vejam que se pensarmos na imagem de um preto velho, certamente imaginaremos aquele velhinho, bem pretinho, de cabelo e barba branca, encurvado, pitando seu cachimbo, sentado em um banco de madeira e bengala ao lado, falando mansamente, de forma simples, muito simples, quase que doutrinando, sempre com palavras de amor, compreensão e compaixão.

Quando paramos para pensar o quanto esse preto velho sofreu no passado, enquanto escravo, trabalhando de sol a sol, dormindo no chão de uma senzala, comendo o resto do seu senhor e muitas vezes sendo chicoteado ou vendo seus irmãos, filhos ou esposas serem chicoteados, nos perguntamos – como pode ele, mesmo encarnado e nessa situação inimaginável, ser tão bom de coração ao ponto de ainda assim, entender seu próximo, ser alegre, bom de coração, fazer a caridade e muitas vezes, como se vê nas histórias contadas, curar os parentes de seus senhores com suas ervas e mandingas, sem nada cobrar em troca?

Em razão disso percebemos que somente uma alma pura de coração poderia encarnar nessa situação, já que seu sofrimento, sem perder a compaixão com o próximo, seria, no futuro, exemplo e ensinamento a todos os encarnados no sentido de evolução.

Assim, percebemos que desde a encarnação os pretos velhos já tinham uma missão imposta por Olorum e esse sofrimento e dedicação seriam recompensados no Astral, com a criação de um arquétipo nas suas características encarnadas, para que todos pudessem contemplar a elevação da alma e não da matéria.

Tanto é assim, que Olorum em sua infinita sabedora, ao definir os arquétipos na umbanda, reservou ao preto velho o grau maior. Mais porquê? Porque eles foram, enquanto encarnados, o exemplo vivo de evolução, sofrendo os desígnios de Olorum, sempre de forma serena e evoluída, sem nunca perder sua religiosidade.

Essa imagem, se estudada, representa exatamente o que Olorum quis que ela representasse, já que se pensarmos em uma pessoa evoluída, não materialmente, mas, sim, espiritualmente, somente poderíamos pintar a imagem de um preto velho.

Assim, percebemos que os pretos velhos, mesmo quando encarnados, já trabalhavam em prol da humanidade, dando exemplo de como se deve analisar os desígnios de Olorum e como se deve abrir a mente para entender as mensagens e ensinamentos vindos do Astral, já que naquela época, quase que a totalidade dos médiuns eram escravos e os que tinham mais conhecimento e poder eram os velhos, em virtude do seu estado mental mais evoluído em razão do passar dos anos e do conhecimento adquirido na natureza, pelos animais irracionais e racionais - já que naquela época haviam muitos animais irracionais - e, por tudo o que a vida lhe proporcionava de ensinamento.

Isso não quer dizer que temos que aceitar tudo, mas, sim, compreender e tentar fazer algo melhor, como fizeram os escravos naquela ocasião passada, dando seu exemplo de vida.

Mais não paramos por ai. Pensando nisso e fazendo um paralelo com o ser encarnado nos dias de hoje, que nada sofrem como no passado se sofreu, que dificilmente passam fome, que nunca foram escravizados ou chicoteados, têm, sim, suas dificuldades, mas nada comparada aos nossos antepassados escravos, entendemos o porquê o mundo está como está, e entendemos também, o porquê os velhos escravos de antigamente, são hoje pretos velhos na umbanda, uma das entidades mais evoluídas, trabalhando no trono da evolução e ajudando os seres encarnados em suas dificuldades.

Observem que hoje as pessoas não pensão em seu próximo ou nas dificuldades da vida, muito menos nos desígnios de Olorum de forma ampla, lembrando que a vida não é apenas a encarnação de hoje, os problemas de hoje, as incertezas de hoje, mas, sim, uma sequência lógica de encarnações no sentido de evoluirmos em cada uma das sete virtudes de Olorum (quais sejam, Fé, Amor, conhecimento, Equilíbrio, Ordem, Evolução e Geração), até termos totais condições de auxiliar nosso próximo, já que somente passando pelas dificuldades de cada virtude é que entenderemos os seus significados e teremos condições de ensinar.

Como ninguém pensa mais sobre isso, vive, dia após dia, de forma egoísta, pensando somente em si e nas coisas materiais e se puderem, prejudicam um semelhante, as vezes, apenas por capricho, é que o mundo está do jeito que está, criminalidade em todos os locais, as pessoas cada vez mais tendo problemas de saúde e sendo infelizes, sempre procurando algo que está fora do seu alcance, em vez de ser feliz com aquilo que tem, sempre necessitando de um passo a mais. Devemos modificar isso, sem, claro, deixar de trabalhar e evoluir, pois temos que ter um ideal, afim de alcançarmos nossos sonhos e quem sabe, evoluirmos como pessoa.

Como isso não acontece, já que as pessoas não entenderam os exemplos deixados pelos pretos velhos, o mundo está como está. Além disso, infelizmente, as catástrofes naturais só estão aumentando, já que a espiritualidade tenta de alguma forma demonstrar a necessidade de se mudar o pensamento.

E isso é uma realidade a ser refletida, pois, se pensarmos nas pessoas encarnadas, veremos que quase sua totalidade reclamam da vida, nada fazendo pelo próximo ou por si mesmo, mais querem por que querem serem agraciados com as bênçãos de Olorum, pois entendem que são pessoas boas e que devem ser reverenciadas por isso, não aceitando as dificuldades da vida, enfrentando-as de frente, com fé e amor.

Muitas vezes não entendem sequer os motivos de seus próprios problemas, mas julgam as atitudes do seu semelhante, sem nada fazer para melhor a comunidade em que vive.

Louvemos os pretos velhos, já que desde sua essência encarnada nos ensinou muito, pena que não prestamos atenção nos exemplos que a vida nos dá e por isso passamos por dificuldades.

Vamos evoluir. Aprendamos com os pretos velhos e com os exemplos de vida dos escravos.

E justamente por essa razão que os pretos velhos irradiam os fatores divinos da evolução. Os fatores irradiados pelos pretos velhos não são somente aqueles referentes a todas as virtudes, que também está inserida no seu campo de atuação, mas a evolução em todos os sentidos relacionadas ao Ser, seja material, espiritual, conciencial, profissional, entre outras.

Salve os pretos velhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário